todos os direitos reservados a ALTA Escritório de Arquitetura
Voltar

2007_ATHIS-Unidade Sanitária

O projeto de Unidade Sanitária é resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Anteprojeto de Protótipo de Unidade Sanitária voltada à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) lançado em setembro de 2020. O Concurso, promovido pelo CAU-RS, faz parte de um conjunto de iniciativas do Conselho para a promoção da arquitetura através de soluções projetuais de arquitetura que busquem resolver os baixos índices de saneamento nas residências de famílias de baixa renda ao mesmo tempo que fornece condições essenciais de higiene. O tema do saneamento e higiene se faz ainda mais necessário no contexto pandêmico.

A proposta do ALTA foi selecionada como vencedora, entre 500 submissões nacionais, junto com outras quatro propostas em novembro de 2020.

O projeto conta com tanque de lavar roupa, cisterna, chuveiro, bacia sanitária, ducha higiênica e lavatório, sendo projetada para ter conexão direta com as habitações existentes. A proposta visa a otimização do espaço e da construção, resultando num projeto enxuto com fácil transporte e fácil execução.

A projeto é dividido em dois componentes principais: banheiro e área de serviço. A área de conexão da Unidade Sanitária com a residência funciona, também, como área de serviço com lavatório e espaço para máquina de lavar roupa. Na parte principal do projeto, estão os equipamentos de banheiro: chuveiro, bacia sanitária e ducha higiênica. Acima do banheiro, apoiada em estrutura de aço, fica a caixa d’agua que abastece toda a Unidade Sanitária. O tanque de lavar roupa fica localizado externamente, mas protegido das intempéries.

A Unidade foi projetada com estrutura de Light Steel Frame, com o objetivo de tornar a construção mais ágil e sem desperdícios. A estrutura de Light Steel Frame é dividida em três módulos executados fora do canteiro de obras e transportadas separadamente, deixando para o local de implantação a união entre a estrutura.

As fundações exercem dupla função: descarregam as cargas da construção no solo e também funciona como o sistema de tratamento do esgoto. A águas escuras são tratadas através de biodigestor e as águas cinzas são tratadas com um processo de decantação. A destinação final dos efluentes se dá através de um Sistema Alagado Construído ao lado da Unidade Sanitária, esse sistema complementar permite que o correto descarte do produto final do esgoto tratado, evitando assim, a contaminação do solo e do lençol freático. A água da chuva é captada pelos telhados da Unidade Sanitária e é reaproveitada com o uso de cisterna.

Após a conclusão do projeto, o direito autoral patrimonial do projeto é cedido ao CAU-RS, que pode utilizá-lo da maneira que achar mais eficaz.

status:
concurso

ano:
2020-2021

localização:
Porto Alegre, RS. Brasil.

área construída:
4,25 – 7,83 m²

cliente:
cau-rs

arquitetura:
Gabriel Johansson Azeredo, Ruti Luiza Conrad.

equipe:
Mariana Lacerda (estagiária de arquitetura), Brenda Maria Berguemeyer (estagiária de arquitetura), Tainã Luiz Prodorutti (estagiário de arquitetura), Gabriel Waquil (arquitetura).

prêmios:
vencedor do concurso

engenharia estrutural:
Matheus Erpen Benincá, Marcelo Ferreira de Souza Bezerra Araújo

engenharia elétrica:
Gabriela Lazzaretti Gonçalves

engenharia hidrossanitária:
Bruna Spricigo

custo:
R$ 21.000,00

Desenhos

Planta Baixa

Planta Baixa

X
Planta Baixa

Planta Baixa

Imagens

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

X
ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária

ATHIS-Unidade Sanitária