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2210_Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

O projeto para a intervenção na área da Casa da Feitoria com vistas a dotar o complexo de uma nova edificação, fundamental para a operacionalização do museu e preservação de seu acervo, parte da interpretação da paisagem e toma por premissa central a preservação das visuais atuais da Casa e do seu jardim em sua relação complementar e indissociável. A implantação do anexo previsto no programa elege a parcela sul do terreno e assume geometria capaz de minimizar a presença visual do volume para aqueles que se aproximam a partir do Centro da cidade pela Avenida Feitoria.

O arvoredo consolidado na poligonal de intervenção é mantido integralmente – a nova arquitetura acomoda as presenças vegetais em sua resolução e se beneficia da presença delas na sua busca por discrição, minimizando sua percepção a partir da visual norte. Em relação à Casa da Feitoria, adotam-se as diretrizes das bases do certame – notar-se-á a edificação recomposta seguindo os mais fies documentos históricos e detalhados estudos. Este esforço somado às diretrizes de implantação da edificação anexa deve garantir que a edificação tombada se reestabeleça em sua proeminente posição junto ao seu entorno imediato e se reafirme como marco de história viva e cultura da cidade de São Leopoldo.

As atividades destinadas à edificação anexa organizam-se a partir de uma clara determinação de ordem compositiva e estrutural. Duas linhas de pilares organizam três naves dentro do polígono determinado pelas condicionantes acima descritas – polígono este resultado de um particular encontro entre o pragmatismo da aplicação dos recuos obrigatórios e gestos pontuais idiossincráticos advindos da negociação com as árvores e da acomodação do programa. Recepção, bistrô e sala de exposições ocupam o setor que se relaciona diretamente com o jardim e com a Casa da Feitoria e possuem relações visuais ricas entre si e com este contexto imediato, com destaque para a valorização do poço de água como ponto focal. A sala de exposições garante seu pé-direito de 4 metros a partir da inclusão de uma leve rampa descendente, assim evitando que o volume do anexo se destaque demais na paisagem. Também elemento fundamental neste trecho, a passarela assume curvas sutis e procura tocar a Casa com apenas uma fração de aresta.

Aqui é preciso tratar a arquitetura com palavras figurativas pois o que se precisa explicar é de caráter sutil – a laje nova procura tocar a arquitetura histórica com a ponta dos dedos, como quem acaricia um animal pequeno, e não agarrá-la com os punhos cerrados como quem a quer amarrar. Ainda que a porta de acesso esteja posicionada próxima ao canto da Casa, toma-se o cuidado para não perturbar a aresta do volume, assim – com o canto liberado – se permite que a fachada voltada para o jardim de fundos se complete incólume e que a integridade da percepção do volume como algo uno seja garantida.

A zona central da planta baixa do edifício anexo é ocupada por áreas de apoio e se organiza ao redor de um oportuno pátio central que garante a premissa da não remoção de árvores. O acervo liga-se de maneira simples com a exposição, mas possui acesso também por corredor administrativo interno. A terceira faixa, com a fachada oposta ao pátio à disposição para fornecer luz e ventilação, é ocupada por espaços de trabalho de longa permanência e também acomoda uma escadaria descoberta de acesso a uma compacta área de instalações abaixo do nível do solo.

status:
concurso

ano:
2022

localização:
São Leopoldo, RS. Brasil.

área construída:
802 m²

cliente:
iabrs, caurs

arquitetura:
Gabriel Johansson Azeredo, Ruti Luiza Conrad.

equipe:
Lucas Roberts de Melo (arquitetura), Matheus Werner Samuel (estagiário de arquitetura), Paola Osterkamp (estagiária de arquitetura), Paulo Fernando Torres Santos (estagiário de arquitetura).

prêmios:
menção honrosa

imagens:
scopeomedia

Desenhos

Planta Baixa

Planta Baixa

Corte Longitudinal

Corte Longitudinal

Corte Transversal

Corte Transversal

X
Planta Baixa

Planta Baixa

Corte Longitudinal

Corte Longitudinal

Corte Transversal

Corte Transversal

Imagens

Os interiores restaurados da Casa da Feitoria, com suas divisórias originais, podem receber tanto exposições permanentes como temporárias.

Os interiores restaurados da Casa da Feitoria, com suas divisórias originais, podem receber tanto exposições permanentes como temporárias.

O Jardim da Casa da Feitoria mantém seu papel complementar à edificação. Desenhado com elementos singelos, oferece um passeio com zonas de sombra e um amplo gramado que tem vocação para se tornar um ponto de encontro do bairro.

O Jardim da Casa da Feitoria mantém seu papel complementar à edificação. Desenhado com elementos singelos, oferece um passeio com zonas de sombra e um amplo gramado que tem vocação para se tornar um ponto de encontro do bairro.

A opção pela discrição da arquitetura nova não deve ser confundida com a ausência de episódios arquitetônicos. Entende-se que a soma de detalhes bem resolvidos é o que realmente tora a experiência arquitetônica memorável.

A opção pela discrição da arquitetura nova não deve ser confundida com a ausência de episódios arquitetônicos. Entende-se que a soma de detalhes bem resolvidos é o que realmente tora a experiência arquitetônica memorável.

Museu do Imigrante

Museu do Imigrante

As edificações ligam-se por uma marquise delgada que marca a transição entre o jardim frontal, marcado pela presença do poço restaurado e o jardim de fundos, com seu característico gramado.

As edificações ligam-se por uma marquise delgada que marca a transição entre o jardim frontal, marcado pela presença do poço restaurado e o jardim de fundos, com seu característico gramado.

A edificação anexa mantém perfil discreto ao conter sua altura e adotar geometria em cunha.

A edificação anexa mantém perfil discreto ao conter sua altura e adotar geometria em cunha.

A nova arquitetura harmoniza-se com a Casa da Feitoria e com o arvoredo encontrado e compõe um todo coeso em conjunto com o jardim singelo e histórico.

A nova arquitetura harmoniza-se com a Casa da Feitoria e com o arvoredo encontrado e compõe um todo coeso em conjunto com o jardim singelo e histórico.

A marquise associada à fenestração horizontal da sala de exposições garante que a insolação não incida diretamente sobre os objetos expostos sem obstruir a vista enquadrada. A tectonicidade monolítica da fachada viabiliza este esforço pontual que elogia em sua horizontalidade o relvado do jardim rente aos olhos.

A marquise associada à fenestração horizontal da sala de exposições garante que a insolação não incida diretamente sobre os objetos expostos sem obstruir a vista enquadrada. A tectonicidade monolítica da fachada viabiliza este esforço pontual que elogia em sua horizontalidade o relvado do jardim rente aos olhos.

A sala de exposições possui pé-direito de 4 metros, entrada controlada de luz e proporções ideais para viabilizar diferentes propostas expositivas.

A sala de exposições possui pé-direito de 4 metros, entrada controlada de luz e proporções ideais para viabilizar diferentes propostas expositivas.

O acervo acomodado na edificação anexa dá ao Museu do Imigrante condições plenas de operação.

O acervo acomodado na edificação anexa dá ao Museu do Imigrante condições plenas de operação.

O trecho de fachada de maior transparência se viabiliza à sombra das copas das árvores mantidas e garante abundante conexão visual com a Casa da Feitoria.

O trecho de fachada de maior transparência se viabiliza à sombra das copas das árvores mantidas e garante abundante conexão visual com a Casa da Feitoria.

O café oportuniza a aprazível experiência de reservar alguns minutos para apreciar a vista do jardim e da Casa. Sua posição junto à avenida é ideal do ponto de vista comercial.

O café oportuniza a aprazível experiência de reservar alguns minutos para apreciar a vista do jardim e da Casa. Sua posição junto à avenida é ideal do ponto de vista comercial.

A Casa da Feitoria, recuperada em sua integridade, volta a estar apta a receber seu acervo histórico.

A Casa da Feitoria, recuperada em sua integridade, volta a estar apta a receber seu acervo histórico.

A visual a partir do norte, no sentido bairro-centro da Avenida Feitoria, revela a proposta de projeto de associar uma estratégica seleção de espécies não transponíveis para plantio a cercamento de baixa altura para que se consiga preservar ao máximo uma visual livre para a edificação tombada e seu jardim. Certamente uma vista memorável, capaz de caracterizar um bairro inteiro.

A visual a partir do norte, no sentido bairro-centro da Avenida Feitoria, revela a proposta de projeto de associar uma estratégica seleção de espécies não transponíveis para plantio a cercamento de baixa altura para que se consiga preservar ao máximo uma visual livre para a edificação tombada e seu jardim. Certamente uma vista memorável, capaz de caracterizar um bairro inteiro.

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Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Museu do Imigrante

Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

Casa da Feitoria e Museu do Imigrante

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