O projeto para o Espaço do Arquiteto é resultado de um Concurso de Arquitetura promovido pelo Conselho de Arquitetura regional em 2016. O projeto do ALTA Escritório de Arquitetura recebeu menção honrosa.
O espaço com dimensões restritas faz com que o projeto seja alicerçado em duas premissas: flexibilidade de layout e oposição à subdivisão do espaço existente.
O projeto é dividido, então, em duas partes: bloco central de atendimento e bloco de recepção com áreas técnicas. Essa divisão estratégica resulta em um grande e amplo espaço que pode ser utilizado de diversas formas: reuniões, workshops, exposições, palestras, feiras e lançamentos.
Uma estrutura de aço suspensa define o bloco central. A escolha estrutural permite flexibilidade programática: espaços internos do bloco central podem ser reconfigurados de acordo com a necessidade do Conselho. Esse setor do projeto abriga o atendimento e salas privativas, podendo ser inteiramente enclausurado com cortina descendentes.
O bloco de recepção e serviços concentra, de forma eficiente, parte do programa de necessidades e evita que as partes técnicas segmentem o projeto. Recepção, almoxarifado, copa, lavabos e armários ficam acomodados nesse setor.