Projeto de requalificação da antiga Fábrica Rheingantz, fundada em 1873 em Rio Grande, RS, Brasil. O projeto prevê a renovação do complexo industrial da antiga fábrica têxtil. O principal objetivo da proposta se concentra na reinterpretação dos espaços existentes, com o objetivo de preservar as características históricas, ao mesmo tempo em que introduz novos programas para revitalizar esses locais, proporcionando dinamismo e vitalidade às áreas renovadas.
As intervenções arquitetônicas e paisagísticas, supervisionadas pelos órgãos competentes, buscam combinar traços da memória do local com as novas necessidades de uso do ambiente, resultando em ambientes convidativos, agradáveis e confortáveis para os novos usuários.
O programa de necessidades abrange tanto as atividades voltadas para lazer, cultura, entretenimento quanto as dos espaços corporativos.
O desenho do espaço aberto buscou integrar a via que cruza o terreno às praças e calçadas, convidando o pedestre a apreciar a história do local e os novos elementos construídos. Os programas de espaço aberto são distribuídos em duas praças e um boulevard, que abrigam espaço para shows, restaurantes, espaço para eventos e foodtruck, playground e áreas de estar.
O desenho dos espaços internos busca dialogar com a pré-existência através da valorização de seus elementos característicos da arquitetura industrial. Ao mesmo tempo, a proposta busca trazer contraste entre o pré-existente e o novo por meio de designs simplificados e inovadores. O ambientes desenvolvidos para as áreas internas contam com programas como coworking, salas para escritório, auditório, café e restaurante.