Entendemos que problema de requalificação do Parque Lago Joaquina Rita Bier estrutura-se a partir da integração harmoniosa entre a natureza e as necessidades da comunidade. O projeto apresentado visa congregar as expectativas relacionadas à criação de espaços ao ar livre organizados cenicamente a partir de visuais estratégicas à solução pertinente para toda a infraestrutura destinada ao conforto dos usuários.
Para fins de concepção e desenvolvimento do projeto se adotaram algumas premissas norteadoras: o emprego de vegetação nativa; preservação e valorização histórica; permeabilidade urbana; e qualidade da paisagem.
Os acessos e percursos propostos organizam o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente paisagístico e se configuram como elementos-chave para além da experiência do passeio experimentado, sendo fundamental também na organização da ocupação dos usos no espaço, integrando o usuário e os equipamentos harmoniosamente com o meio natural.
Ao que corresponde às massas vegetais, se configuram 3 biomas no intuito de responder aos fatores próprios do sítio específico de implementação destas novas espécies, agrupadas entre si com o intuito de reforçar estes distintos caráteres das diferentes paisagens viabilizadas pela própria flora nativa: a Flora Campestre; a Flora Tropical e o Jardins das Flores.
Arquitetonicamente o parque abriga edificações de valor histórico e social importante para a cidade de Gramado, como o antigo Parque Hotel, atual Secretaria Municipal da Cultura, a antiga Brizoleta, o atelier, e os dez Chalés. No projeto está prevista a adição de duas principais novas estruturas construídas. A mais proeminente é um mirante de 39 metros de altura, proposto como o único ponto onde se consegue visualizar a cidade do alto e também o Vale do Quilombo a leste no mesmo panorama. Nesse espaço, a segunda edificação projetada acolhe o Café do Lago. A construção se dá anexa à edificação que acomoda o Atelier, arrematando uma empena cega e se relacionando francamente com a orla da lagoa, alocada confortavelmente na sombra das árvores características daquele trecho do parque. Todas as árvores são mantidas, a arquitetura oportunamente irradia a partir da edificação do atelier por entre as árvores revelando uma planta baixa compacta, mas com visuais dramaticamente acentuadas em diversas direções.
Tendo em vista pesquisas a respeito da importância da permeabilidade visual e de francos acessos ao parque, se promoveu a remoção do cercamento, onde existente, garantindo uma relação mais estreita entre os passeios e a área de intervenção. O projeto de requalificação do Parque Lago Joaquina Rita Bier vai além da viabilização pragmática dos usos consolidados, oferecendo espaços e equipamentos distintos com mobiliários urbanos autorais que convidam ao seu uso para diversas situações cotidianas. Por fim, entendemos estas qualidades como importantes para que a requalificação dessa paisagem se consolide e faça parte da cidade.